“Todo o ser humano pode melhorar.”
Você pode melhorar as suas ações e a sua capacidade de raciocínio para compreender que cada um é como é, sendo flexível a todos os seus comportamentos.
(Bàbá Ifálékè®)
Bàbálórìsà/Formador/Diretor
Bàbá ni Àwo Ifálékè®
Bàbá ni Àwo Ifálékè® (Carlos Gomes) nasceu em Vila Franca de Xira no distrito de Lisboa em Portugal. Viveu a maior parte da sua vida em Leiria e desde 2002 que reside em Aveiro. O seu primeiro contacto com a Religião Afro-Brasileira deu-se quando tinha apenas 16 anos. E desde então, têm-se dedicado de Alma-e-Coração à Religião Umbanda, Religião Tradicional Yorùbá e à Medicina Tradicional Yoruba.
O seu Trabalho como Médium Umbandista no Terreiro de Oxossi na Praia da Nazaré (onde tudo começou), sempre foi conjugado com a sua vida Militar nas Tropas Especiais Paraquedistas até ao ano de 2008, ano este, onde abandonou por completo o seu trabalho como Militar para se dedicar inteiramente à Religião Afro-Brasileira e posteriormente à Medicina Tradicional Africana e Religião Tradicional Yorùbá.
Durante 9 anos trabalhou arduamente como Médium Umbandista, paralelamente exercia a profissão de Militar Pára-quedista na Área Militar de São Jacinto (Aveiro), estando destacado nessa unidade, Ifálékè realizou várias Missões, Bósnia em 2005 pela EUFOR e em 2007 no Afeganistão pela NATO, onde passou por experiências únicas.
Bàbá Ifálékè nome histórico dado na sua Iniciação na religião Tradicional Yoruba afirma, que na sua aprendizagem Espiritual como Médium, foi muito importante ter a vivência militar, pois com ela aprendeu novas Culturas e a sentir diferentes formas de conhecer o Amor aos Òrìsà e de demonstrar a Caridade ao Próximo.
Admite que foi durante a sua carreira que aprendeu algo muito importante para a boa harmonia numa casa de Culto: Hierarquia, Regras e normas e Organização, assim sendo cria a paz, harmonia e a beleza reinam por onde passa.
Iniciado no Culto a Orúnmílà e consagrado Omo Awo Ifá junto do respeitoso Bàbálola Sàngótôlà Ifánimorá (Professor Fernandez Portugal Filho) Director do Égbé Awo Omo Ágànjú Olásibo Àti Bàbá Olójuegbé, tendo recebido como nome histórico “Ifálékè Ògúntóbìsónà”, desde então inicia uma nova caminha pelas raízes Afro tendo todos os seus graus devidamente comprovados.
” ÀBORÚ ABOYE ÀBOSÍSE “
Também frequentou o curso “A Linguagem Secreta dos Òdú” e “Medicina Tradicional Africana” na YORUBANA (Instituto de Cultura Yorùbá) no Rio de Janeiro entre outros Curso Ministrados pela entidade anteriormente referida.
Bàbá Ifálékè dedica seus trabalhos inteiramente ao seu próprio desenvolvimento pessoal / espiritual / astral, à prática da Caridade e Amor ao Próximo, Ifálékè é Maçom e membro activo na (Grande Loja Regular de Portugal / Grande Loja Legal de Portugal) e nos Graus Filosóficos (Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita para Portugal).
A Maçonaria é uma ordem iniciática e ritualística, universal e fraterna, filosófica e progressista, baseada no livre-pensamento e na tolerância, que tem por objectivo o desenvolvimento espiritual do homem com vista à edificação de uma sociedade mais livre, justa e igualitária, Ifálékè tendo conhecimento destas bases desempenha um papel muito importante consigo mesmo e trabalha arduamente no seu aperfeiçoamento, entendendo que só assim poderá contribuir para uma sociedade mais equilibrada, justa e perfeita.
Afirma que é importante “Aprender com quem sabe e ensinar quem tem humildade para aprender”, por esse motivo dá grande importância a cursos e formações que complementam a sua vida: A Linguagem Secreta dos Òdú na Yorubana (Rio de Janeiro), Curso de Yorùbá (Rio de Janeiro), Medicina Tradicional Africana (São Paulo e Yorubana (Instituto de Cultura Yorùbá) no Rio de Janeiro, Parapsicologia (São Paulo) e (Portugal), Curso de TEM-TAT (Paramédico) na Escola de Serviço e Saúde Militar de Lisboa; Formador (Aveiro) entre outros.
Bàbá Ifálékè também é Escritor e Formador onde ministra Formações e Workshop na Área Espiritual e outras formações de Desenvolvimento humano.
Bàbá ni Àwo Ifálékè é o Dirigente do Templo de Umbanda Tenda de Oxossy (Religião Afro-Brasileira – Umbanda), Dirigente do Ègbé Awò Omo Ògúntòbìsónà Ifálékè (Religião Tradicional Yoruba), ambos situados em Aveiro- Portugal e é o Coordenador dos Terreiros de Portugal que está agregado ao TUTO e tem por missão manter o intercâmbio Cultural e Cooperação com entidades religiosas e afins em Território Nacional.
Dirigente Espiritual
TUTO (Templo de Umbanda Tenda de Oxossy (Aveiro) – desde 2008
Ègbé Awó Omo Ifálékè ® Ògúntòbìsónà (Aveiro) – desde 2012
Formador
TUTO (Aveiro)
Terreiros de Portugal (Portugal)
Ègbé Awó Omo Ifálékè ® Ògúntòbìsónà (Aveiro)
Diretor
TUTO
Terreiros de Portugal
Ègbé Awó Omo Ifálékè ® Ògúntòbìsónà
Está envolvida nos projectos:
Livremente Saudável (Aveiro) – desde 2014
Sorrir é o Próximo Passo: acção social (Aveiro) – desde 2011
Retiro Reencontro (Aveiro) – desde 2011
Esteve presente nos Eventos:
Human Fest (Porto) – 2016 e 2017
Feira Alternativa (Lisboa) – 2017
Escritor:
“A Ligação do Àíyé ao Òrún” (A ligação da Terra ao Céu)
“Manual da Tecnica Jogo de Búzios por Òdú”- “Segundo Bàbá Ifálékè®”