FAQs – TUTO

FAQs

FAQs

Na Umbanda não há um credo, há a união dos credos em prol do bem da Humanidade. Na Umbanda não há um Deus, há a unificação de todos os Deuses num só Deus, numa só força, numa só energia. Na Umbanda não há um representante humano que rege e que fiscaliza, pois somente Èsù (Exú) fiscaliza e orienta.

Na Umbanda há progresso, crescimento, evolução, paz, união, caridade e amor.

No TUTO afirmamos que a Religião Umbanda segue uma filosofia Universalista, pois unifica todas as crenças filosóficas numa só, sem distinção de qualquer espécie e raça, acreditando na união em prol da Humanidade.

A nossa fé crê num só Deus, chamado Òlódùnmárè (origem Yorùbá), que criou os àwon Òrìsà (Orixás) e que estes O auxiliaram na criação do Universo, incluindo o planeta Terra e todos os seres.
Os àwon Òrìsà (Orixás) deixaram parte da sua essência neste planeta e por isso Iyemojá (Iemanjá) encontra-se representada no mar, Òsún (Oxum) na cachoeira, Ògún (Ogum) no vulcão e Sàngó (Xangô) na pedreira, mas essa mesma essência também está presente na criação do próprio Homem, moldando a sua cabeça e dando origem à sua personalidade, caraterizando a sua essência.
Os àwon Òrìsà (Orixás) são também os responsáveis por cuidar e gerir determinadas áreas da vida dos humanos, como a justiça, a família, a saúde… e por isso recorremos a eles sempre que necessitamos de auxílio em determinada área das nossas vidas.
Acreditamos também no espírito, na reencarnação, no pré-destino, nas profecias, na lei do retorno, no karma, na energia universal, no infinito, na comunicação entre o céu e a terra…

Antes de mais será importante compreender que a Religião Umbanda, instituída em 1908 no Brasil, é bem mais antiga que a sua implementação no Brasil. Com a exportação dos negros africanos para o Brasil, entre 1500 e 1900, muitas crenças, filosofias, doutrinas e rituais se misturaram e deram origem a novas doutrinas religiosas. Estes novos Templos, adaptados ao local onde se implementaram, mantiveram a sua descendência religiosa oriunda de determinada nação de África: Congo, Guiné, Nigéria, Togo, Benin, Angola…
Esta diversidade religiosa deu origem a novos Templos, onde as doutrinas e filosofias se misturaram, embora outros Templos tivessem mantido os seus rituais quase inalterados.
Outro fator importante foi o facto dos ensinamentos serem partilhados oralmente “de pais para filhos”, sem manuscritos foi mais difícil ser fiel à transmissão das doutrinas e desta forma os rituais e as doutrinas religiosas acabaram por ganhar um cunho pessoal e único de determinado sacerdote.
São estes e outros os factores que contribuíram e contribuem para que os Templos afro-descendestes (Umbanda, Camdonblé, Kinbanda…) sejam tão iguais e tão distintos uns dos outros.
O mais importante não são as diferenças ou as semelhanças que têm ou aparentam ter. O mais importante é aprendermos a respeitar e a aceitar as diferenças como uma riqueza, evitando a comparação. Pois cada Templo é um Templo, nenhum é melhor ou pior que outro e todos são importantes nesta caminhada espiritual.

Umbanda Popular – Que era praticada antes de Zélio (1908) e era conhecida como Macumba ou Candomblé de Caboclos. Nesta Umbanda podemos encontrar um forte sincretismo com os Santos Católicos associados aos àwon Òrìsà (Orixás Africanos).

Umbanda Tradicional – Oriunda de Zélio Fernandino de Moraes desde 1908.

Umbanda Branca – Nesse tipo de Umbanda, em grande parte, não encontramos elementos africanos, nem se trabalha com Exús ou Pomba-giras, também não de utilizam atabaques, fumo, imagens e bebidas. Nesta linha trabalha-se somente com Entidades de Caboclos, Pretos-velhos e Crianças. Também podemos encontrar a utilização de livros espíritas, como fonte de doutrina.

Umbanda de Mesa Branca – Este tipo de Umbanda é somente ligada aos Mentores de Cura. 

Umbanda Omolokô – Foi trazida de África pelo Tatá Tancredo da Silva Pinto. Onde encontramos um misto entre o Culto aos àwon Òrìsà (Orixás) e o trabalho direccionado das Entidades.

Umbanda Traçada ou Umbandomblé – Onde não existe uma diferenciação entre Umbanda e Camdonblé, como o sacerdote foi iniciado nas duas ora vira para a Umbanda, ora vira para o Candomblé em sessões diferenciadas.

Umbanda Esotérica – É diferenciada entre alguns segmentos oriundos de Oliveira Magno, Emanuel Zespo e o W. W. da Matta (Mestre Yapacany), em que intitulam a Umbanda como a Aumbhandan: “Conjunto de Leis Divinas”.

Umbanda Iniciática – É derivada da Umbanda Esotérica e foi fundamentada pelo Mestre Rivas Neto (Escola de Síntese conduzida por Yamunisiddha Arhapiagha), onde há a busca de uma convergência doutrinária (sete ritos), e o alcance do Ombhandhum, o Ponto de Convergência e Síntese. Existe uma grande influência Oriental, principalmente em termos de mantras indianos e utilização do Sânscrito.

Umbanda de Caboclo – Influenciada pela cultura Indígena Brasileira com seu foco principal nas Entidades conhecidos como “Caboclos”.

Umbanda de Pretos-Velhos – Influenciada da cultura Africana, onde podemos encontrar elementos sincréticos, mas também existe o culto aos àwon Òrìsà (Orixás), esta Umbanda é regida pelos pretos-velhos.

Outras formas existem, mas ainda não têm uma denominação apropriada. Diferenciam-se das outras formas de Umbanda por diversos aspectos peculiares.

A Umbanda seguida no TUTO tem sido intitulada de Umbanda Universal, baseando-se nas raízes Africanas da Religião Yorùbá e respeitando qualquer religião, culto, crença e tendo como objetivo é auxiliar todo o seu humano a ter uma vida mais equilibrada quer a nível material, quer espiritual.
Reverencia os àwon Òrìsà (Orixás) e trabalha as Entidades: Pretos Velhos, Mentores de Cura, Exús, Exú Mirim, Caboclos, Boiadeiros, Marinheiros, Cangaceiros, Baianos, Malandros, Ciganos, Crianças, Xamãs e todos os espíritos de luz que trabalham através da psicografia. Os seus Rituais assemelham-se ao Culto Africano, mas os cortes realizados são feitos com Pemba.

A sessão do TUTO divide-se em 3 partes:
1 – Evocação dos àwon Òrìsà (Orixás)
Na primeira parte são evocadas as energias dos àwon Òrìsà (Orixás) – água, fogo, terra e ar – através dos toques/ritmos, cânticos, rezas, danças. É um momento onde se lavam as mágoas, se limpam as fraquezas, tiram os medos e se fazem novas preces. É um momento de conexão com a nossa própria essência, o nosso Òrìsà (Orixá).
2 – Trabalho com Entidades
Na segunda parte, os omo (filhos, médiuns do Templo) recebem a energia dos Espíritos de Luz e realizam passes, fazem tratamentos, dão conselhos para que a nossa vida possa ser mais equilibrada e feliz.
3 – Convívio
No final de todos os rituais oferecemos um petisco aos nossos associados e visitantes. É um momento para confraternizar.

O TUTO e a Umbanda em geral, muitas vezes confundida aos olhos dos cegos como seitas, cultos obscuros ou até mesmo bruxaria. De certo, seria importante frisar, o que é bruxaria?! Bruxaria é um ato ou ação com o intuito de prejudicar algo ou alguém, é ter malícia, é ter má índole, é ter mau carácter.
Talvez fosse interessante perguntar a cada uma das pessoas que visita o TUTO se sente essa malícia nos sorrisos sinceros, se sente mau carácter nas palavras meigas, ou até mesmo se sente prejudicado com o tempo valioso que cada um dedica ao TUTO para auxiliar pessoas que nunca viram na vida.
Sim, dá que pensar!
E é isso mesmo que se pede ás pessoas: que pensem pela própria cabeça, que não se deixem levar por ideias preconcebidas do que possivelmente será o TUTO, ou a Umbanda. Sim, possivelmente, porque na realidade só sabe o que é o TUTO quem vem, quem vê, quem participa, caso contrário são meras especulações ilusórias do que será o TUTO ou a Umbanda.
Desmistificar o TUTO é um tema forte, intenso e que muito teria para se abordar, mas simplificando o que é oTUTO?!
O TUTO é a Associação Templo de Umbanda Tenda de Oxossy.
Associação porque é uma entidade legalmente existente e necessária para manter o TUTO espiritual numa sociedade material e burocrática.
Templo porque é uma casa religiosa de portas abertas aos seus fiéis seguidores e crentes da mesma fé: um só DEUS, uma só força, uma só energia do bem que se apresenta das mais diversas formas no planeta Terra e no Universo.
Umbanda porque segue uma doutrina e filosofia Afro-descendente, mas que a sua verdadeira essência é a sabedoria astral que nos chega através das Entidades Guias.
Tenda porque é um espaço bem pequenino, mas muito acolhedor.
Oxossy porque é o Orixá “padroeiro” do Templo. Foi na vibração de Oxossy que a casa abriu as suas portas e a ele se agradece a fartura e sabedoria que colocou no caminho.
Por fim, o TUTO é uma associação religiosa sem fins lucrativos cuja sua finalidade é o estudo e a prática da religião Umbanda e todas os seus fundamentos Afro-descendentes. No TUTO existem as Sessões, onde se une o ponto dançado do Òrìsà (Orixá) a um conselho da Entidade Guia, com o objetivo de auxiliar todos aqueles que o procuram com o intuito de encontrar o caminho, a luz, a harmonia, a paz, o equilíbrio em todas as áreas da sua vida.

Muito há para escrever sobre o tema Èsù e Exú, no entanto iremos apenas fazer um breve resumo do assunto que gera muita confusão ainda nos dias de hoje.
Antes de mais é importante salientar que muitos termos usados em Africa foram sofrendo alterações no Brasil, o que acabou por gerar alguns conflitos nas terminologias.
A palavra Èsù tem origem em Africa na Religião Yorùbá, sendo uma terminologia que define um Òrìsà (Orixá). Com a exportação dos negros africanos para o Brasil, esta terminologia continuou a ser usada dentro dos Cultos Religiosos que se desenvolveram no Brasil e muitas delas foram ganhando novas definições, como é o caso de Exú. Exú na Umbanda é uma entidade, um espirito de luz que já não vai encarnar novamente e que vai continuar a sua evolução numa plano astral. O que é bem diferente do significado de Èsù Òrìsà, que é uma partícula Divina representada nas forças da natureza.
Esta é a verdadeira diferença entre Èsù Òrìsà e Exú Entidade.
Resumindo muito a palavra Èsù vem da língua Yorùbá e significa “esfera”. Na verdade, Èsù é o Òrìsà do movimento, da comunicação, da paciência, da ordem e da disciplina. É o primeiro e o mensageiro entre o mundo Terreno e Divino, ele leva a mensagem aos outros àwon Òrìsà (Orixás) e é ele que traz a mensagem através do Oráculo de Ifá.  Èsù é também o guardião dos Templos, das casas, das cidades e das pessoas.
Por outro lado temos Exú Entidade, é um espírito de luz que trabalha através da manifestação energética nos médiuns com o intuito de auxiliar todos aqueles que o procuram.

Morada:
Cantinho do Àse, Aveiro, Portugal
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