Dirigentes – TUTO

Dirigentes

Dirigentes Espirituais do TUTO

Quando pensa em visitar um Templo de Umbanda a primeira coisa que deve fazer é conhecer o dirigente que o rege. É importante conhecer a história do Templo, mas também é fundamental saber a história dos seus dirigentes, perceber que trabalho têm realizado dentro do Templo, para que possa depositar neles a sua confiança.
O TUTO segue uma premissa de Exú Mirim “a umbanda é séria para gente séria” e por isso primamos pelo rigor e pelo trabalho digno em prol da evolução pessoal, moral e espiritual do ser humano. Para desenvolver os projetos que nos comprometemos a realizar selecionamos dois dirigentes responsáveis e merecedoras do cargo, que têm mantido atitudes cordiais e que têm desenvolvido um excelente trabalho com todos os nossos associados e visitantes.

Conheça os seus percursos…

Ifálékè® (Carlos Gomes) nasceu em Vila Franca de Xira no distrito de Lisboa, Portugal. Viveu a maior parte da sua vida em Leiria, mas desde 2002 que passou a residir em Aveiro.
Embora a sua família não o tenha iniciado em qualquer religião desde cedo que procurou as suas raizes religiosas e foi em 1999 que foi batizado na Umbanda. Com 16 anos iniciou o seu percurso religioso na Religião Afro-Brasileira e desde então que se dedica de alma e coração ao estudo e pratica da Religião Umbanda, Religião Yorùbá e Medicina Tradicional Africana.
Durante 9 anos, entre 1999 e 2008, trabalhou como Médium Umbandista no Terreiro de Oxossi situado Nazaré, mantendo em paralelo a sua profissão de Militar nas tropas especiais Pára-quedistas, onde foi destacado para várias missões – Bósnia em 2005 pela EUFOR, Afeganistão em 2007 pela NATO.
Em 2009, após a sua consagração de Sacerdote (pai-de-santo) e após a consagração do seu chão, deu um grande passo, abdicando da sua vida de militar e dedicando-se exclusivamente à religião.
“Os mistérios ocultos, esotéricos e espirituais sempre me suscitaram bastante curiosidade. Sentia coisas que não compreendia e às quais não obtinha respostas. A Umbanda surge naturalmente na minha vida e aí conseguir encontrar as respostas que tanto procurava. Desde essa altura que procurei estudar cada vez mais para poder crescer pessoalmente e espiritualmente e para aprender mais e mais sobre mim e sobre o mundo espiritual. Foi ess
a busca incessante que me levou a dedicar mais tempo à minha vida espiritual. Aprendi que nada sei, por mais anos e anos que estude haverá sempre novas coisas a aprender e por isso serei um eterno aprendiz.”
Em 2012 foi consagrado Bàbá Ifálékè Ògúntóbìsónà pelo respeitoso Bàbálawò Sàngótôlà Ifánimorá (Professor Fernandez Portugal Filho), Director do Égbé Awo Omo Ágànjú Olásibo Àti Bàbá Olójuegbé no Brasil.
É o Dirigente Espiritual do TUTO desde 2009, é Diretor do Ègbé Awó Omo Ifálékè Ògúntòbìsónà desde 2013 e Diretor dos Terreiros de Portugal desde 2016.
Es um dos grandes impulsionadores dos projetos e eventos desenvolvidos pelo TUTO, Terreiros de Portugal, Ifálékè® e Crisom®.
Escreveu os livros “A Ligação do Àíyé ao Òrún” (A ligação da Terra ao Céu) e o “Manual da Técnica Jogo de Búzios por Òdú – segundo Bàbá Ifálékè®”.
Continua a investir na sua formação dentro da área que desenvolve e tem contribuído com o seu conhecimento para reportagens nos jornais e televisões nacionais e investigações universitárias internacionais.

Saiba mais…

Ìyálòrìsà Ifáborí Iyemojatobá Yemisi (Sílvia Serra Fernandes) nasceu no ano de 1984 e com apenas 6 meses de idade foi Batizada na Igreja Matriz de São Pedro – Macedo de Cavaleiros, iniciando aí seu percurso religioso.
Em1990 participou ativamente no Coro da Igreja, dirigido pela Irmã Maria José e ao mesmo tempo iniciou os seus estudos musicais que culminaram em Mestre de Música, especialidade de Composição na Universidade de Aveiro. Foi também no ano de 1990 que frequentou os Agrupamento de Escuteiros 602 de Macedo de Cavaleiros, onde acabou por participar em inúmeras cerimónias ligadas à sua religião até 1996.
Entre 1997 e 1999, embora fosse frequentadora da Igreja Católica, começou a visitar um Centro Espirita na cidade de Bragança.
Em 1999 fez o crisma, mas já nessa época se questionava sobre a religião que seguia. E no ano seguinte fez uma grande mudança na sua vida, deixou de seguir o credo católico e iniciou uma busca individual de encontro com o seu Deus interior.
Entre 2000 e 2006 dedicou o seu tempo livre aos estudos de diferentes crenças religiosas e filosóficas, pois sempre teve a esperança de encontrar uma filosofia de vida e religiosa que se enquadrasse com os seus ideais. Acabou por abraçar as filosofias Budistas e Xamânicas, mas é em 2007 que a magia acontece. “recordo-me como se fosse hoje: olhava as arvores e pedia ao Universo que me desse a conhecer uma religião que adore a natureza e que acredite que Deus está na natureza e pouco tempo depois a Umbanda surge na minha vida”.
Desde 2007 que dedica um terço da sua vida à religião, outro terço à família e outro terço ao trabalho como música e orientadora de musicomeditativa na Crisom®.
Em 2009 foi consagrada Ìyá Kekerè do TUTO e em 2016 foi consagrada Ìyálòrìsà Ifáborí Iyemojatobá Yemisi pelo Bàbá Ifálékè.
“Quando era pequena tinha 3 sonhos: o primeiro era ser freira e acabei por me tornar sacerdotisa; o segundo era ser música e até aos dias de hoje que a música me acompanha; o terceiro era ajudar as pessoas e ajudo diariamente todas as pessoas que me procuram. Os meus sonhos de criança estão realizados e agora sonho crescer e aprender a cada dia e viver uma vida plena e feliz, sempre grata por todas as dádivas que o Universo me concede. A fé é o meu guia!”
É presidente do TUTO desde 2009, é vice-presidente dos Terreiros de Portugal desde 2016, é diretora e professora na Crisom® desde 2011 e é Ìyálòrìsà no TUTO desde 2016.
Está envolvida em todos os projetos e eventos ligados ao TUTO, Terreiros de Portugal e Crisom®.
Escreveu os livros “Manual de doutrina e filosofia da religião Yorùbá e Umbanda”, “Livro de músicas do Templo de Umbanda Tnda de Oxossy” e o “Crisom® Meditare – Manual da Técnica”.
Tem contribuído com o seu conhecimento para artigos de revistas, jornais e televisões nacionais e investigações universitárias internacionais.

Saiba mais…

Morada:
Rua dos Poisios, Aveiro, Portugal
Telefone:
[+351] 917193362
Email:
geral@tuto.pt
error: Não tem permissão para copiar esta página.